China
Au Pair na China
Uma estadia Au Pair na China pode ser a maior aventura da tua vida. Cada vez mais Au Pairs escolhem a China como destino, graças à sua rica cultura e economia em crescimento. Este país é perfeito para aqueles que procuram uma mudança, uma nova perspetiva e a influência de novas culturas. Além disso, aprender chinês será uma vantagem profissional para o futuro. O gigante asiático tem lugares e monumentos muito interessantes. Podes experimentar o estilo de vida no Tibete, baseado no budismo tibetano, fazer caminhadas pelas terras do sul da China e descobrir a variedade de montanhas, rios e cascatas.
Ser Au Pair na China dá-te a oportunidade, além de alcançar os teus objetivos pessoais, de ganhar experiência na adaptação a outros valores culturais. As crianças chinesas aprendem inglês como segunda língua na escola primária, mas muitas vezes carecem de prática. É por isso que muitas famílias chinesas não só estão interessadas em experimentar a diversidade cultural, mas também em que os seus filhos aprendam a falar inglês com uma Au Pair ocidental.
O programa Au Pair na China é novo, mas muito bem-sucedido. A semana de trabalho de uma Au Pair na China é regulada de forma flexível. Além disso, o pagamento, os dias de férias e os dias festivos são acordados entre a Au Pair e a família de acolhimento se optarem por usar a página AuPair.com em vez de uma agência local.
Ser Au Pair na China é uma experiência que nunca esquecerás!
Contrato e Seguro Au Pair
O contrato e os detalhes do seguro devem ser discutidos antecipadamente com a família de acolhimento. Na AuPair.com, é possível descarregar um modelo de contrato e personalizá-lo de acordo com o que foi acordado entre a Au Pair e a família de acolhimento. Quanto mais cada parte souber o que esperar uma da outra, menos deceção haverá mais tarde. Portanto, todos os aspectos do contrato devem ser discutidos em detalhe.
Algumas famílias oferecem seguro de saúde na China, mas este apenas cobre as despesas dos hospitais locais. Por outro lado, um seguro de saúde internacional também cobre as despesas dos hospitais internacionais com padrões ocidentais.
Obrigações
As famílias chinesas geralmente têm apenas um filho e, em geral, as crianças ainda mais pequenas participam numa série de atividades e têm uma agenda bastante preenchida com atividades extracurriculares. Portanto, uma das obrigações principais da Au Pair pode ser ensinar a criança inglês, em vez de mantê-los ocupados durante a tarde.
Salário Au Pair
As famílias de acolhimento na China fornecem alojamento, comida e pagam um salário por mês. A moeda chinesa é o Renminbi (RMB). O Yuan é a unidade básica, mas também é usado como sinônimo de Renminbi. O símbolo do Yuan é 元 ou ¥.
Em geral, a quantidade de Yuan que a família atribui depende das suas expetativas e capacidades. A tua atribuição também dependerá de onde a família vive, já que os custos diários variam muito entre as regiões. Especialmente em cidades como Pequim, Xangai ou Hong Kong, os custos diários podem ser significativamente mais elevados do que, por exemplo, no interior da China ou nas regiões do Oeste e Sudoeste. Deve-se ter em mente que o visto é para estadias linguísticas e culturais. Portanto, não se pode trabalhar para ganhar dinheiro extra.
Os custos de viagem devem ser discutidos também entre a Au Pair e a família de acolhimento. Se fores com uma agência local, os custos de viagem muitas vezes são cobertos pela comissão da agência.
Informações de entrada e vistos de Au Pair
Na China, não há um visto especial para Au Pairs; em vez disso, existem diferentes tipos de vistos. O programa Au Pair na China começou em 2009 e é um pouco diferente do programa em outros países.
As Au Pairs podem entrar com um visto para visitantes de intercâmbio (Visa F) ou estudantes (Visa X). Dessa forma, podem viver com uma família chinesa e ao mesmo tempo aprender mandarim.
O Visa F só é emitido para estrangeiros que são convidados a ir à China para um intercâmbio cultural, curso de idiomas, viagem de negócios ou visita. O visto F tem apenas uma validade de até 6 meses.
Se quiseres uma estadia mais longa, deves solicitar um visto X (visto de estudante). Este tipo de visto é geralmente emitido para estrangeiros que vão à China para estudar ou estagiar. Podes encontrar informações detalhadas na embaixada da China no teu país de origem ou através da tua agência local. A família de acolhimento também pode apoiar no processo burocrático. O responsável pelo Departamento Oficial do Governo para assuntos de visto é o Departamento de Gestão de Entrada e Saída do Ministério da Segurança Pública.
Dado que todo o processo de visto pode demorar algum tempo, é importante tratar de tudo com antecedência.
Requisitos
- Idade: 18 – 29 anos.
- Mente aberta, tolerante e respeitosa.
- Conhecimento de inglês é necessário; chinês não é obrigatório, mas pode ser uma vantagem.
- Fluência em francês, espanhol ou alemão pode ser solicitada por algumas famílias.
- Horário de trabalho: 25-35 horas por semana.
- Aulas de chinês: 8-10 horas por semana.
- Estipêndio mensal: 750 a 2.000 yuanes.
- Reembolso da tarifa aérea: até 5000 RMB.
- Seguro internacional obrigatório.
- Pensão completa e alojamento fornecidos pela família anfitriã.
- Programas de curto prazo: 3 meses.
- Programas de longo prazo: de 6 a 12 meses.